O Governo de Mato Grosso inaugurou nesta semana uma imponente ponte de 691 metros sobre o Rio Teles Pires, na MT-419, conectando os municípios de Novo Mundo e Carlinda.
Governo do Estado Mato Grosso inaugura ponte de 691 metros sobre o Rio Teles Pires

O Governo de Mato Grosso inaugurou nesta semana uma imponente ponte de 691 metros sobre o Rio Teles Pires, na MT-419, conectando os municípios de Novo Mundo e Carlinda. A obra, executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), representa um investimento de R$ 48,3 milhões e promete impulsionar o desenvolvimento econômico da região. Com o encabeçamento da ponte em fase final de execução, a travessia por balsa, que por anos conectou as duas cidades, torna-se página virada.
A nova ponte elimina um obstáculo natural para o escoamento da produção e o fluxo de pessoas, abrindo novas perspectivas econômicas para a região. Além da ponte, o Governo do Estado, por meio da Sinfra, anunciou o asfaltamento de 78 quilômetros das MTs 208 e 419, ligando definitivamente Carlinda e Novo Mundo. A obra, licitada no segundo semestre de 2024, já teve seu resultado homologado e tem previsão de início para 2025.
O investimento no asfaltamento é de R$ 103,4 milhões, divididos em dois lotes: um de 28,87 km entre Carlinda e a nova ponte, e outro de 46,8 km do Rio Teles Pires até Novo Mundo. “A nova ponte e o asfalto da MT-419 vão interligar toda essa região. Vai ser uma saída da produção para a BR-163. A distância entre a região de Alta Floresta até a BR vai diminuir em mais de 100 km”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira.
Segundo o secretário Marcelo de Oliveira, a ponte e o asfaltamento da MT-419 fazem parte de um conjunto de obras estratégicas para integrar o Norte mato-grossense. “Nós estamos fazendo a antiga BR-174 na região Noroeste, a ponte do Juruena, terminamos a MT-208 até Nova Bandeirantes e vamos fazer esse asfalto da MT-419. Com isso, vai ser possível sair da região de Colniza e Aripuanã e chegar até a BR-163 em Guarantã do Norte e Matupá apenas por vias asfaltadas. Eram regiões que não conversavam entre si e que vão passar a ser integradas”, explicou.
Domando o Rio Teles Pires
O Rio Teles Pires, importante afluente do Rio Amazonas, representa um desafio logístico para Mato Grosso. Com mais de 1.300 km de extensão, ele nasce na divisa de Primavera do Leste e Nova Brasilândia e percorre o estado até encontrar o Rio Juruena, formando o Rio Tapajós.
A atual gestão estadual tem investido fortemente na construção de pontes sobre o Teles Pires. Além da recém-inaugurada ponte em Novo Mundo, já foram entregues pontes na MT-140 (202 metros) e na região de Sorriso (181 metros), além de uma ponte de mais de 50 metros na MT-020. Estão previstas ainda a entrega de uma ponte de 550 metros em Alta Floresta, uma de 101 metros na MT-199 e outra de 561 metros em Itaúba.
Ao todo, serão 13 pontes sobre o Rio Teles Pires em Mato Grosso, sendo sete entregues pela atual gestão, três delas com mais de 500 metros de extensão. “O Rio Teles Pires corta todo o Estado e, por ter um grande volume de água, sempre representou um desafio para a logística de Mato Grosso. Mas a Sinfra trabalha para superar essas barreiras e permitir o desenvolvimento do Estado”, concluiu o secretário Marcelo de Oliveira.
Da Redação/Com assessoria/Secom-MT
Comentários (0)