Sua Página
Sexta-feira, 5 De Setembro De 2025 às 15:25:37

Janeiro Roxo: Prefeitura de Barra do Garças promove ações de conscientização e prevenção da hanseníase

Todas as UBS’s do município contarão com um Dia “D” com palestras, rodas de conversa e distribuição de materiais informativos; Saiba mais.

Janeiro Roxo: Prefeitura de Barra do Garças promove ações de conscientização e prevenção da hanseníase
Janeiro Roxo: Prefeitura de Barra do Garças promove ações de conscientização e prevenção da hanseníase (Foto: Reprodução)



Em referência à campanha “Janeiro Roxo”, promovida anualmente em prol da conscientização e prevenção da hanseníase, a Prefeitura de Barra do Garças realizará nos próximos dias ações orientativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município. A iniciativa visa ampliar a discussão sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento, que é ofertado gratuitamente. 






Além das ações já desenvolvidas nas UBS’s, cada unidade contará com um Dia “D”, onde serão ofertadas palestras, rodas de conversa mediadas por profissionais da saúde e distribuição de materiais informativos sobre conscientização e prevenção da doença. 


A Hanseníase é uma doença crônica e infecciosa, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que atinge a pele e os nervos do indivíduo e, sem os cuidados necessários, pode gerar deformidades físicas. Os principais sintomas da doença são: surgimento de manchas no corpo; formigamento nas mãos, pés, braços e pernas; perda de sensibilidade ao toque e à dor; febre, entre outros sintomas. 





Marcos Vitor Carrijo, coordenador da Atenção Primária à Saúde (APS) de Barra do Garças, reforçou que a hanseníase tem cura e que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para os pacientes diagnosticados com a doença. “Quanto mais pessoas estiverem informadas, conseguiremos prevenir e combater a doença de maneira mais eficaz, além de garantir que todos tenham acesso ao tratamento gratuito e de qualidade”, acrescentou. 


Em Barra do Garças, foi sancionada em 30 de novembro de 2021 a lei 4.340, de autoria do vereador Zé Gota, que instituiu 29 de março o dia municipal de Controle, Diagnóstico Precoce e Prevenção de Hanseníase. 


Aqueles que não conseguirem participar das ações ofertadas nas UBS’s, mas que apresentam sintomas ou têm dúvidas com relação à doença, podem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h e das 13h às 17h, e conversar com um profissional de saúde. 


*Confira o cronograma completo de ações:* 


*Dia 13*

UBS Nova Barra I - 8h


*Dia 15*

UBS Sena Marques - 8h


*Dia 20*

UBS São Benedito - 7h30


*Dia 21*

UBS Ouro Fino - 7h10

UBS João Bento - 8h

UBS Vale dos Sonhos - 8h30

UBS Jardim Araguaia - 14h


*Dia 23* 

UBS Anchieta - 8h

UBS Voadeira - 8h30

UBS São José - 8h30


*Dia 24*

UBS Santo Antônio I - 8h

UBS Mangueiras - 8h

UBS Nova Barra II - 8h30


*Dia 27*

UBS Vila Maria - 8h


*Dia 28*

UBS São Sebastião - 8h


*Dia 29*

UBS Santo Antônio III - 8h e 20h

UBS Palmares - 8h

UBS Indianópolis - 9h

UBS Santo Antônio II - 13h30

UBS Piracema - 14h


*Dia 30*

UBS Toricueije - 9h

UBS Centro - 15h


*Dia 31* 

UBS Recanto - 14h



Secom-BG

Comentários (0)